Se a gente pensar em sabonetes naturais feitos pelo processo conhecido como cold process ou os shampoos em barra desse tipo, estamos falando de produtos saponificados. São feitos pela reação química de três elementos: um componente gorduroso, um álcali e água. É um modo de saboaria muito tempo presente na história da humanidade, aproximadamente 4.500 anos.
Na realidade que vivemos hoje, repensando nossos hábitos, refletindo sobre o que queremos absorver pela pele, os cosméticos sólidos voltaram a ocupar seu lugar em nossas vidas cotidianas. Mas hoje temos mais recursos e mais pesquisas e as barrinhas para os cabelos conseguiram alcançar um desempenho similar aos shampoos líquidos convencionais, os SÓLLIDOS não saponificados.

Esse método permite o ajuste do pH na fórmula, a atuação de componentes, a quantidade de óleos essenciais. É mais fácil ter controle sobre a formulação e alcançar os resultados desejados. Por isso, a fase de adaptação dos SÓLLIDOS não saponificados é muito breve ou, na maioria dos casos, não acontece.

Os hábitos de vida interferem diretamente na beleza dos cabelos.
Tudo depende da rotina capilar de cada pessoa, a frequência de tratamentos químicos, o tempo de uso de produtos com silicone, tinturas, calor em excesso.Agentes poluentes, fumaça de cigarro, estado nutricional comprometido, dietas mal administradas, stress.
Diversos fatores regulam crescimento, fortalecimento e brilho. Às vezes o excesso de produtos químicos que recobrem os fios com um aspecto saudável superficial está na verdade “silenciando” nosso corpo.

Observar como nosso corpo se mostra externamente dá pistas do que precisamos mudar internamente.
Ter esse contato conosco é um modo de autocuidado, de prevenir doenças, de entender quem realmente somos e o que desejamos sem tentar, a todo custo, se encaixar nos padrões impostos.


