Optar por cosméticos SÓLLIDOS já pressupõe um produto livre de plástico e que gera menos resíduo. Por isso vamos falar das embalagens. Aquelas caixinhas coloridas bem bonitas, cheirosas (melhor parte!), de papel por dentro e por fora. Além de fazer diferença no transporte e armazenamento do produto, a embalagem de papel, no descarte, pode ser dobrada e direcionada para a coleta seletiva da sua cidade.
Direcionar para a reciclagem evita que acabem nos aterros, inutilizadas e sobrecarregando esses locais. Quanto mais papel é reciclado, menos árvores são derrubadas e o uso de água no processo cai de 100 mil litros para 2 mil por tonelada de papel produzido. É uma diferença impressionante. Além disso, estima-se que o papel pode ser reciclado até 6 vezes e dentro da economia circular gera renda e empregos nas cooperativas.

O primeiro é o selo carbono zero das cidades brasileiras. As empresas com esse selo têm suas emissões de carbono neutralizadas com o plantio local de árvores nativas. Inicialmente eles coletam dados mensais da empresa para calcular a pegada de carbono, entregam um estudo técnico para então iniciar o plantio das árvores em áreas degradadas. A manutenção desta área segue por quatro anos, garantindo o desenvolvimento de uma floresta nativa.
O selo eureciclo comprova que, para cumprir as metas de logística reversa das embalagens pós-consumo e mitigar o impacto ambiental, a empresa destinou recursos para a cadeia de reciclagem. A eureciclo aposta na compensação ambiental pela remuneração dos agentes ambientais envolvidos nesse processo.

Quando olhamos para essa simples caixinha de papel vemos um universo inteiro, tantas pessoas, iniciativas, ações – todas direcionadas para um mundo melhor de se viver. Ao fazer escolhas mais conscientes, como consumidor, está contribuindo para mudanças profundas, ambientais, sociais e econômicas. E o que antes era usar um shampoo para lavar os cabelos, hoje é usar um shampoo para fazer uma revolução.


